Papa planeja visitar o túmulo de Santo Agostinho em Pavia

Agência EFE

VATICANO - O Papa Bento XVI visitará o túmulo de Santo Agostinho este fim de semana durante uma viagem às cidades de Vigevano e Pavia, na região da Lombardia, no norte da Itália.

Segundo o programa oficial apresentado nesta terça feira pelo Vaticano, o evento mais significativo será o momento de recolhimento do Papa na Basílica de São Pedro Ciel d'Oro perante o túmulo de Santo Agostinho, cujo pensamento teológico foi tema de sua tese de doutorado em 1953.

Bento XVI chegará ao aeroporto de Linate às 11h30 (de Brasília) do sábado e seguirá de helicóptero até o estádio Dante Merlo de Vigevano.

Ali, será recebido pelo ministro da Defesa italiano, Arturo Parisi, que estará representando o Governo e outras autoridades políticas e religiosas.

Depois, o Pontífice seguirá a bordo do papamóvel para o centro da cidade e fará uma parada no Mosteiro do Santíssimo Sacramento para saudar as freiras de clausura.

Na Praça Ducal da cidade, às 12h30 (de Brasília), o Papa se encontrará com associações de doentes e jovens, realizará uma missa com os bispos da Lombardia, e depois visitará a catedral de São Ambrosio.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a associação de fabricantes de calçado da cidade - famosos em toda a Itália pela qualidade de suas criações - presenteará o Pontífice com dez mil pares de sapatos para que destine aos mais pobres.

Lombardi disse que a diocese de Vigevano foi a única da região da Lombardia a não ser visitada pelo Papa João Paulo II em seus 26 anos de pontificado.

Na tarde de sábado, o Papa seguirá para o estádio de Pietro Fortunati de Pavia, cerca de 30 quilômetros, onde receberá a prefeita, Piera Carpitelli, antes de se hospedar no palácio episcopal.

No domingo, Bento XVI visitará a Policlínica da cidade e celebrará uma missa nos jardins do Colégio Borromeo, quando também recitará a oração do Regina Caeli, que neste período pascal os católicos dedicam à Virgem Maria.

Pela tarde, Bento XVI realizará um encontro e fará um discurso para estudantes e professores na Universidade de Pavia.

Às 12h (de Brasília), está prevista uma reunião privada com os sacerdotes e religiosos, entre eles o prior geral da Ordem dos Agostinianos, Robert Prevost, na Basílica de São Pedro Ciel d'Oro.

O Papa vai ficar perante o túmulo de Santo Agostinho, nascido na Argélia no ano 354, e depois fará a celebração das Vésperas neste templo.

O Pontífice voltará ao Vaticano às 13h45 (de Brasília).

Esta será a primeira viagem fora do Vaticano deste ano e a quarta dentro da Itália em seus dois anos de Pontificado.