ASSINE
search button

Kofi Annan dirigirá nova fundação humanitária em Genebra

Compartilhar

Agência EFE

GENEBRA - O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan dirigirá uma nova organização humanitária com sede em Genebra e cujo objetivo será se transformar em um centro de diálogo e reflexão para os atores políticos, econômicos e humanitários do mundo, assinalou nesta segunda-feira o Ministério de Assuntos Exteriores da Suíça.

O Fórum Humanitário Internacional (FHI), que começará a funcionar em setembro, deve organizar conferências anuais e seminários que reunirão representantes de organizações humanitárias com os atores políticos e econômicos capazes de financiar suas atividades.

O projeto foi uma iniciativa do Governo suíço, que por enquanto avalia o papel preciso que desempenhará na nova entidade e a dotação econômica que realizará, disse à Efe o porta-voz da Missão da Suíça na ONU, Rafael Saborit.

Por sua parte, as autoridades de Genebra já puseram à disposição da fundação um edifício para que Annan e as seis pessoas que formarão a secretaria permanente do organismo possam começar a trabalhar, segundo a imprensa local.

De acordo com os meios de comunicação suíços, a sede ficará na Villa Rigot, um edifício do século XIX situado em frente à sede das Nações Unidas e de propriedade do cantão de Genebra, que abriga atualmente a Rede Universitária Internacional.

Com esse projeto, que recebeu um grande impulso da presidente da Suíça, Micheline Calmy-Rey, o Governo procura confirmar Genebra como capital mundial dos direitos humanos, não só com a sede européia da ONU, mas também com muitas outras organizações de prestígio internacional nesta área.

Recentemente, Annan e sua esposa fixaram residência em Genebra.