Agência ANSA
LONDRES - A proibição de fumar em locais públicos entrou hoje em vigor no País de Gales. A medida semelhante aquela que foi implantada na Escócia e que também será adotada na Inglaterra e na Irlanda do Norte.
A partir de hoje, todos os pubs, restaurantes e meios de transporte públcos galeses deverão cumprir a nova lei, assim como táxis, hospitais, estádios de futebol, teatros e escritórios.
Quem violar a regra pode levar multa de até 50 libras esterlinas (cerca de US$ 100), e os donos de estabelecimentos públicos que não fizerem valer a proibição também podem ser punidos.
Uma proibição parecida foi imposta na Esc¢cia e entrar em vigor na Irlanda do Norte em 30 de abril e na Inglaterra em 1o de julho.
O objetivo da proibição é melhorar a qualidade de vida dos britânicos e reduzir o impacto negativo em fumantes passivos. Centenas de oficiais e fiscais patrulharão as ruas de Gales para fazer a lei ser cumprida.
No entanto, o grupo ASH, que luta pelos direitos dos fumantes, qualificou as medidas de "draconianas" e disse que as autoridades deveriam ter dado mais opções para aqueles que querem continuar fumando.
Philip Lay, diretor da rede de pubs SA Brain, a mais importante do país, afirmou que a proibição 'terá efeitos negativos para o setor de bares e restaurantes, pelo menos no início'. Segundo ele, muitos estabelecimentos fizeram uma área externa para que os clientes possam fumar ao ar livre.
Ben Cottam, da Federação de Pequenos Comércios em Gales, afirmou que a proibição é 'inevitável' e esclareceu que, apesar de alguns efeitos negativos, é uma medida muito positiva para a saúde dos galeses.
Neste sentido, a Associação Médica Britânica (BMA, na sigla em inglês) qualificou a medida como 'a iniciativa de saúde pública mais importante em Gales no último século'.
Nia Jeffreys, do grupo Asthma UK Cymru, disse que o fumo "exclui muitos pacientes de asma de lugares públicos, como pubs e restaurantes"