ASSINE
search button

Bento XVI presidirá todos os ritos da Semana Santa

Compartilhar

Agência EFE

CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI presidirá todos os ritos da Semana Santa, entre eles os ofícios da Quinta-feira Santa, quando lavará os pés de doze homens, em lembrança do que fez Jesus Cristo com os apóstolos, informou nesta terça-feira o Vaticano.

Em 1º de abril, Bento XVI celebrará de manhã a Procissão de Ramos na praça de São Pedro, no Vaticano, marcando o início da Semana Santa.

Nesse mesmo dia, a Igreja celebra a XXII Jornada Mundial da Juventude, que este ano tem como lema 'Amai-vos uns aos outros como eu vos amei'.

Na Quinta-feira Santa, em 5 de abril, o Papa celebrará de manhã a Missa Crismal na Basílica de São Pedro, durante a qual são benzidos os santos óleos que serão usados durante os ritos pascais e que abrem o Tríduo Pascal.

À tarde, Bento XVI irá à Basílica de São João de Latrão, em Roma, para celebrar os ofícios da Quinta-feira Santa.

O dinheiro que for recolhido durante a cerimônia será destinado ao centro médico de Baidoa, na Somália.

Na Sexta-feira Santa, o Pontífice lembrará a Paixão de Cristo na Basílica de São Pedro, e, no começo da noite, irá ao Coliseu para presidir, no lugar símbolo do sofrimento dos cristãos, a Via-Sacra.

No Sábado de Aleluia, o Papa conduzirá na mesma basílica a Vigília Pascal, considerada a 'mãe de todas as vigílias', a noite na qual a Igreja permanece à espera da Ressurreição do Senhor.

No domingo, dia 8 de abril, Bento XVI celebrará a Missa da Ressurreição, pronunciará a tradicional mensagem de Páscoa e dará a bênção 'Urbi et Orbi'.

Além dos atos referentes à Páscoa, Bento XVI se reunirá em 29 de março com milhares de jovens romanos na praça de São Pedro, para preparar a Jornada Mundial da Juventude.

Em 2 de abril, completa-se o segundo aniversário de morte de João Paulo II, e Bento XVI realizará, na Basílica de São Pedro, uma missa pelo Papa polonês.

No mesmo dia, terminará a parte diocesana do processo de beatificação de João Paulo II, cujas atas passarão à Congregação para a Causa dos Santos.

Em 15 de abril, um dia antes de completar 80 anos, Bento XVI celebrará uma missa solene na basílica vaticana pelo seu aniversário.

Quatro dias depois, fará dois anos que foi eleito Pontífice, após a morte de João Paulo II.