ASSINE
search button

FAO indica que água para todos é o grande desafio do século

Compartilhar

Agência EFE

ROMA - A água é fonte de vida e desenvolvimento, mas o aumento da demanda e a escassez enfrentada por 2,8 bilhões de pessoas podem causar graves problemas de subsistência, e até guerras, por isso a necessidade de transportar, usar e compartilhar corretamente esse recurso natural.

Esta é a mensagem transmitida nesta quinta-feira pela Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO) durante as comemorações do Dia da Água, que este ano concentram-se na necessidade de enfrentar a falta desse recurso.

A falta de água é 'uma ameaça para o desenvolvimento social e econômico do mundo e para a sustentabilidade do meio ambiente', disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Segundo o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, 'enfrentar a escassez de água é o problema do século XXI'. Cerca de 2,8 bilhões de pessoas sofrem com algum tipo de falta de água. Em 2025, dois terços da população mundial serão atingidos, sendo que 1,8 bilhão destes enfrentarão uma 'falta drástica'.

Existe o potencial para dar a todos 'um fornecimento adequado e sustentável de água de qualidade, hoje e no futuro', mas é uma responsabilidade conjunta aceitar o desafio e resolver hoje a crise mundial de água, advertiu Diouf.

A principal dificuldade está em encontrar formas mais efetivas de conservar, utilizar e proteger os recursos hídricos em nível global. A agricultura utiliza 70% de toda a água doce no mundo, desempenhando 'papel decisivo' para a boa gestão dos recursos hídricos mundiais, acrescentou o diretor-geral da FAO.