REUTERS
BRUXELAS - Os líderes norte-coreanos não poderão comprar artigos de luxo europeus, incluindo vinhos, perfumes e cavalos de corrida depois de os países da União Européia acertarem novas sanções nesta quarta-feira em resposta ao teste nuclear de Pyongyang em outubro passado.
- A lista inclui cerca de 20 categorias de produtos proibidos para exportação: cavalos de corrida, vinhos, perfumes de luxo, charutos, veículos e relógios - afirmou uma autoridade da UE sobre a proibição.
Assim como os bens de luxo, a UE vai bloquear o comércio de produtos relacionados à energia nuclear e congelou os bens de pessoas ligadas ao programa de Pyongyang, disse um diplomata. A Organização das Nações Unidas ordenou a imposição das sanções depois do teste nuclear, o primeiro da Coréia do Norte.
As medidas são direcionadas a afetar o líder norte-coreano Kim Jong-il e as famílias da elite que ele favorece com artigos de luxo. O diplomata declarou que o recente progresso nas negociações entre seis países para interromper o programa de armas nucleares norte-coreano não é o suficiente para permitir a suspensão das sanções.
- Nós precisamos de uma implementação total da resolução da ONU - declarou.