Agência EFE
JACARTA - A morte de mais uma mulher por causa da gripe aviária na Indonésia elevou o número de mortos pela doença no país a 66, confirmou hoje à Efe uma fonte oficial.
A Indonésia é o país com maior número de mortos por gripe aviária no mundo.
"A última vítima da doença é uma mulher de 21 anos que morreu ontem à noite na cidade de Surabaia (Java Oriental) após duas semanas de hospitalização', disse à Efe um porta-voz do Comitê Nacional de Controle da Gripe Aviária e Preparação para uma Pandemia (KOMNAS FBPI).
A mulher estava infectada com a cepa H5N1, a mais letal do vírus.
A última vítima da doença no país tinha sido um homem de 32 anos, que morreu na quinta-feira em Jacarta, apenas dois dias após ter sido hospitalizado com sintomas de febre, tosse e dificuldades respiratórias.
Na Indonésia, um país formado por mais de 17 mil ilhas, e com amplas áreas rurais, é costume criar frangos e patos nos quintais das casas, em contato direto com as pessoas, o que aumenta o risco de contágio.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a gripe aviária já matou mais de 150 pessoas no mundo todo.