ASSINE
search button

Polônia quer abrir rapidamente negociações sobre base dos EUA

Compartilhar

Agência EFE

VARSÓVIA - O Governo polonês quer abrir o mais rápido possível as negociações com Washington sobre a proposta de instalar na Polônia uma base do escudo antimísseis americano.

Na nota transmitida pelo Ministério das Relações Exteriores da Polônia à embaixada dos Estados Unidos em Varsóvia, destaca-se o interesse em que as negociações comecem o mais rápido possível.

A nota é a resposta oficial à oferta recebida pelo Governo polonês de Washington para o começo das negociações sobre a citada base.

A oferta americana compreende a construção na Polônia de uma base com dez silos aptos para o lançamento de mísseis que poderiam destruir os projéteis disparados contra o território dos Estados Unidos a partir do Oriente Médio.

O projeto americano prevê a instalação na Polônia dos silos de lançamento dos mísseis, enquanto na República Tcheca ficariam os radares capazes de detectar os projéteis disparados.

As duas bases instaladas na Polônia e na República Tcheca, se forem construídas, farão parte do escudo antimísseis que protegerá o território dos Estados Unidos e que já tem duas bases, uma na Califórnia e a outra no Alasca.