Agência EFE
WASHINGTON - A Universidade de Harvard nomeará em breve, pela primeira vez desde a sua criação, em 1636, uma mulher para presidir a prestigiosa instituição acadêmica, adiantaram neste sábado os principais jornais americanos.
Drew Gilpin Faust, uma historiadora de 59 anos, deve ser formalmente nomeada para o cargo neste fim de semana, diz o 'The Washington Post'.
A notícia de que Faust substituiria o atual presidente, Lawrence Summers, chega dois anos depois de este ter causado polêmica ao sugerir que as 'diferenças inatas' entre ambos os sexos poderiam ajudar a explicar porquê há menos mulheres que homens nos primeiros postos de matemática e ciências das universidades.
Por sua vez, o 'The New York Times' destaca que alguns professores de Harvard, e em particular as mulheres, receberam a esperada decisão com euforia.
- Harvard esperou muito, desde 1636 - declarou ao 'Times' Patricia Albjerg Graham, professora emérita de História da Educação, que lembrou que quando fazia pós-doutorado em Harvard em 1972 as mulheres tinham acesso limitado a certas partes das instalações da universidade.
Por sua vez, Mary Water, a presidente interina do departamento de Sociologia de Harvard, apontou: 'Foi um lugar solitário para as mulheres, muito solitário'.
O jornal nova-iorquino destaca que Faust passou a encabeçar a lista de favoritos nas últimas semanas, sobretudo depois que o Prêmio Nobel e bioquímico Thomas Cech, tomou a incomum decisão de anunciar que tinha se retirado da competição.