ASSINE
search button

Embaixada do Irã pede ajuda ao Iraque para libertar detidos pelos EUA

Compartilhar

Agência EFE

TEERÃ - A embaixada do Irã em Bagdá pediu ajuda ao Governo do Iraque para conseguir a libertação dos cinco funcionários do consulado iraniano da cidade de Erbil presos na manhã desta quinta-feira por soldados americanos.

Segundo a agência oficial de notícias "Irna", a delegação enviou "uma carta de protesto" ao Governo do Iraque sobre o que chamou de "ação ilegal dos Estados Unidos" em Erbil, a capital da Região Autônoma do Curdistão iraquiano.

Até o momento, o Governo iraquiano não informou se a operação contou com sua cumplicidade ou com a do Governo autônomo do Curdistão, ou se foi uma ação unilateral das tropas americanas.

Não é o primeiro incidente entre as tropas dos EUA no Iraque e os diplomatas iranianos. No último dia 25 de dezembro, dois diplomatas do Irã foram detidos e libertados quatro dias depois sem acusações, ação que também foi qualificada de "ilegal" pelo Governo de Teerã.

O Irã não tem relações diplomáticas com os EUA desde 1979, e as relações entre ambos os países estão cada vez mais tensas.

Washington acusa Teerã de permitir o uso de seu território por grupos insurgentes responsáveis por atentados terroristas no Iraque, e também acredita que o Irã tenta desenvolver armas atômicas.