ASSINE
search button

Bush descarta divisão do Iraque para conter violência

Compartilhar

Reuters

AMÃ - O presidente norte-americano, George W. Bush, elogiou nesta quinta-feira o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, classificando-o como o "cara certo" para o Iraque, e disse concordar com a visão dele de que a divisão do país só aumentaria a violência.

A mostra de apoio de Bush acontece depois de autoridades dos EUA insistirem que o líder iraquiano não ficou ofendido com um memorando da Casa Branca que foi vazado sobre ele e que o premiê não esnobou Bush em Amã na quarta-feira, quando os dois deveriam inicialmente ter se encontrado.

- Ele é o cara certo para o Iraque e vamos ajudá-lo. É do nosso interesse ajudá-lo - disse Bush em uma entrevista coletiva ao lado de Maliki, na capital jordaniana. - É do nosso interesse ajudar a liberdade prevalecer no Oriente Médio, a começar pelo Iraque - afirmou.

Bush disse que ele e Maliki descartaram qualquer idéia de dividir o Iraque como forma de acabar com a crescente violência sectária.

- O primeiro-ministro deixou claro que dividir seu país em partes, como alguns sugerem, não é parte do desejo do povo iraquiano e que qualquer partição do Iraque só levaria a um aumento na violência sectária. Eu concordo.

Os dois concederam a entrevista juntos após trabalhar durante um café da manhã e de uma reunião posterior sem assessores.