Reuters
WASHINGTON - Um painel formado por democratas e republicanos para examinar alternativas para a política norte-americana no Iraque chegou a um acordo de consenso, disse o co-presidente do grupo Lee Hamilton na quarta-feira.
- Chegamos a um consenso - disse ele ao Center for American Progress. Hamilton, no entanto, se recusou a dar detalhes e disse que os resultados obtidos pelo grupo serão revelados em uma entrevista coletiva no dia 6 de dezembro.
O Grupo de Estudos sobre o Iraque --formado por cinco republicanos e cinco democratas-- estudou questões críticas como se os Estados Unidos devem ou não iniciar a retirada de parte de sua força do Iraque --de quase 140 mil soldados-- em meio à aceleração da violência sectária.
Os republicanos --colegas de partido do presidente norte-americano George W. Bush-- perderam o controle do Congresso nas eleições legislativas deste mês devido em grande parte ao descontentamento popular com a guerra no Iraque, na qual 2.885 soldados norte-americanos já morreram desde a invasão do país em março de 2003.
Muitos em Washington acreditam que o relatório do grupo pode dar força à mudança na política para o Iraque ou, na pior das hipóteses, recomendações sobre como lidar com a guerra que tenham apoio tanto de republicanos quanto democratas.