ASSINE
search button

Annan: Paz depende de palestinos e israelenses

Compartilhar

NAÇÕES UNIDAS - O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse que depende de palestinos e israelenses estabelecer a paz, e afirmou que o cessar-fogo em Gaza constitui uma ponta de esperança rumo ao fim da violência. Em mensagem por ocasião da celebração do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, proclamado pela Assembléia Geral da ONU em 1978, Annan se disse esperançoso de que o cessar-fogo em Gaza conduza a um período de calma.

O secretário-geral encorajou as partes a estender o fim das hostilidades também à Cisjordânia.

- Palestinos e israelense são os principais responsáveis por buscar uma solução para o conflito, e dar início a um processo político viável, que possa levar à tão desejada paz. Ninguém pode fazer isso por eles - declarou.

Segundo Annan, a comunidade internacional, que desempenhou um papel importante desde o início do conflito, não pode fugir de suas responsabilidades na busca de uma solução. Após pedir a Israel que aja com moderação em suas operações militares, e que cumpra com o direito internacional, Annan fez um apelo à Autoridade Nacional Palestina, para que faça o possível para deter o lançamento de mísseis de seu território.