ASSINE
search button

Tropas ficam no Iraque até cumprirem missão, diz Bush

Compartilhar

BAGDÁ - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta terça-feira que a Al Qaeda está por trás da violência sectária no Iraque e que ele não vai retirar as tropas americanas do país 'até que a missão esteja completa'. Falando na Letônia, antes de uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Bush rejeitou a idéia de que o Iraque esteja em guerra civil, uma definição que aumentaria a pressão para que ele retirasse os soldados do país.

- Há uma coisa que eu não farei. Não vou retirar nossas tropas do campo de batalha até que a missão esteja completa - afirmou em discurso.

- Em Bagdá, o general William Caldwell, porta-voz das forças dos EUA, admitiu uma 'dramática disparada' das mortes e previu que a violência crescerá nas próximas semanas, mas sem atender à definição militar de guerra civil.

Quatro pessoas morreram e 40 ficaram feridas nesta terça-feira devido a explosão de carros-bomba próximos ao importante hospital Yarmouk, na zona Oeste de Bagdá. Em Kirkuk, um homem-bomba atacou o comboio do governador, matando um pedestre e ferindo 12 pessoas. (Reuters)