ASSINE
search button

Primeiro-ministro palestino diz que cumprirá cessar-fogo

Compartilhar

CAIRO - O primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, garantiu que seu Governo cumprirá o cessar-fogo estipulado entre Israel e os grupos de resistência palestinos em Gaza no último domingo, informou a agência oficial egípcia 'Mena'. A agência disse que Haniyeh fez esta declaração na passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e Egito, a caminho do Cairo.

O chefe de Governo palestino, que realiza sua primeira viagem oficial desde que assumiu o cargo em março, afirmou que o Governo que preside 'está comprometido com uma tranqüilidade total e com a interrupção do lançamento de foguetes (contra Israel) partindo de um sentido de responsabilidade e do desejo de proteger o povo palestino'.

Além disso, afirmou que em troca deste compromisso Israel deve suspender suas agressões contra Gaza e Cisjordânia, além das prisões e assassinatos de palestinos.

Haniyeh também previu que a crise causada pelo seqüestro de um soldado israelense por milicianos palestinos será solucionada através da mediação egípcia.

Por outro lado, afirmou que esta é sua primeira viagem ao exterior como primeiro-ministro e que no Cairo se reunirá com o primeiro-ministro egípcio, Ahmed Nazif, e com o ministro de Exteriores do Egito, Ahmed Abul Gheit.