ANCARA - O papa Bento XVI chegou à Turquia nesta terça-feira e disse ao premier turco, Tayyip Erdogan, que o islã é uma religião de paz e que apóia a candidatura do país de maioria muçulmana à entrada na União Européia. Erdogan recebeu o papa na escada do avião, rompendo o protocolo numa demonstração de receptividade que contrasta com sua declaração anterior de que estaria ocupado demais para receber o pontífice de 79 anos.
- Ele disse: não somos políticos, mas esperamos que a Turquia entre na UE - contou Erdogan antes de partir para uma cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Riga. Antes de se eleger papa, Bento 16 era contra a entrada da Turquia no bloco europeu.
- A mensagem mais importante que o papa deu foi para o islã. Ele reiterou sua visão do islã como pacífico e terno - afirmou o premier, que iniciou sua vida política no islamismo.
As declarações, que não haviam sido confirmadas pelo Vaticano, agradaram a políticos turcos. - Seu discurso de Regensburgo apoiava um choque de civilizações, mas nas declarações de hoje ele aparentemente apóia uma aliança de civilizações - disse o ativista muçulmano Cemal Usak à CNN da Turquia. (Reuters)