ASSINE
search button

Papa cumpre com tradição em sua chegada e visita mausoléu Atatürk

Compartilhar

EFE

ANCARA (Turquia) - O Papa Bento XVI cumpriu, como todos os chefes de Estado que viajam à Turquia, a tradição de visitar o Mausoléu de Mustafa Kemal, conhecido como Atatürk, fundador da Turquia moderna.

Após a reunião com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, em uma sala do aeroporto de Ancara, o Papa foi prestar homenagem ao Mausoléu de Atatürk, primeira etapa de sua viagem à Turquia, que será concluída em 1º de dezembro, e possui escalas também em Éfeso e Istambul.

O Papa compareceu ao Mausoléu acompanhado pelo Ministro de Estado turco, Besir Atalay, e, em uma breve cerimônia, depositou uma coroa de flores com as cores da bandeira turca em frente ao túmulo, e depois escreveu uma frase no livro de Ouro do Mausoléu.

- Nesta terra, cruzamento de caminhos das diferentes culturas e religiões e ponte entre Ásia e Europa, faço minhas as palavras do fundador da República turca, Atatürk, para expressar meu desejo: Paz em pátria, paz no mundo, escreveu o Papa, em inglês.

O Mausoléu está localizado em uma grande praça, junto ao museu com objetos de Atatürk. Dentro do edifício, um bloco de mármore de 40 toneladas indica o lugar onde está enterrado o líder turco.

Mustafa Kemal (1881-1938) derrotou o Império Otomano e, depois da guerra de independência turca, fundou a República da Turquia, fechando as escolas teológicas islâmicas, e substituindo a Sharia (lei islâmica) por um uma série de códigos modernos, inspirados em modelos europeus.

Em dezembro de 1934, foi introduzida a lei que deu às mulheres o direito a voto, e a se candidatarem ao Parlamento