ASSINE
search button

Lula felicita Correa e celebra 'transformação' na América do Sul

Compartilhar

EFE

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva felicitou, nesta terça-feira, por telefone, o equatoriano Rafael Correa por um triunfo eleitoral que considerou 'um sintoma de transformações positivas na América do Sul', segundo fontes oficiais.

A vitória de Correa ainda não foi oficialmente proclamada, mas é dada como certa desde que a apuração chegou a 85% dos votos, com uma vantagem do líder esquerdista sobre o conservador Álvaro Noboa de mais de 17 pontos percentuais.

O Governo brasileiro já tinha emitido um comunicado na segunda-feira à noite, felicitando 'Rafael Correa e Lenin Moreno, futuros presidente e vice-presidente da República do Equador'.

Segundo fontes oficiais, Lula se comunicou hoje com Correa por telefone para reiterar a felicitação.

As fontes consultadas pela Efe disseram que Lula manifestou ao virtual presidente eleito do Equador que sua vitória no pleito de domingo passado é 'um sintoma das transformações positivas na América do Sul'.

Porta-vozes do Palácio do Planalto acrescentaram que, na breve conversa, Lula convidou Correa a visitar o Brasil, inclusive antes de sua posse, se sua agenda permitir.

No comunicado divulgado na segunda-feira, o Governo brasileiro disse que acompanhou 'com atenção' o processo eleitoral no Equador e ressaltou a 'forma pacífica' na qual 'o povo expressou livremente sua vontade', o que 'foi comprovado' pela Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e outros observadores.