ASSINE
search button

Governo sul-coreano reduzirá sua presença militar no Iraque

Compartilhar

EFE

SEUL - O Governo da Coréia do Sul aprovou nesta terça-feira um plano para reduzir o número de seus soldados posicionados no Iraque, dos atuais de 2.300 para 1.200, embora tenha concordado com a prorrogação da presença das tropas no país árabe até o fim de 2007.

No Conselho de Ministros, liderado pelo presidente Roh Moo-hyun, o Governo sul-coreano aprovou a elaboração de um calendário para uma possível retirada de sua missão do Iraque.

Com tais propostas, o Governo de Roh espera obter o sinal verde da Assembléia Nacional (Parlamento) sul-coreano para o prolongamento da presença militar no país até dezembro de 2007.

Há poucos dias, o partido governista Uri exigiu do Governo um plano com a data de retirada das tropas sul-coreanas para dar seu sinal verde à extensão durante mais um ano da presença militar sul-coreana em território iraquiano.

Desde 2004, a Coréia do Sul mantém seu contingente militar na região curda de Irbil, dedicado a trabalhos humanitários, embora o número tenha sido reduzido de 3.200 homens para 2.300 em 2005.

Além disso, o Governo sul-coreano decidiu enviar ao Líbano uma missão de paz formada por 400 soldados e estenderá por mais um ano a presença de engenheiros e médicos sul-coreanos no Afeganistão