Agência JB
SDE BOKER (Israel) - Israel está preparado para libertar um grande número de palestinos presos em troca de um soldado capturado por militantes em junho, afirmou nesta segunda-feira o primeiro-ministro do Estado judaico, Ehud Olmert. Em um discurso sobre seus planos de governo, o dirigente afirmou estar se aproximando dos palestinos a fim de selar a paz, oferecendo uma série de incentivos humanitários e econômicos sob a condição de que cessem os ataques contra Israel.
O premier também reafirmou sua intenção de desocupar, em nome de uma 'paz real', alguns dos assentamentos construídos por Israel na Cisjordânia ocupada. Olmert não deu detalhes sobre suas intenções e nem mencionou o 'plano de realinhamento' unilateral, descartado após a recente guerra no Líbano.
- Com a libertação de Gilad Shalit o governo israelense estará disposto a libertar muitos prisioneiros palestinos, mesmo os condenados a longas penas de prisão - afirmou.
Essa é a primeira vez que o premier oferece trocar prisioneiros por Shalit, cuja captura em uma operação realizada por milicianos palestinos detonou uma ofensiva israelense na Faixa de Gaza. (Reuters)