KIRKUK (Iraque) - Um ataque de morteiro incendiou tanques de petróleo no Norte de Iraque nesta segunda-feira, informou a polícia. Uma fonte da empresa estatal North Oil Company disse que a produção na região pode ser reduzida durante algum tempo. Não houve mortes no ataque à unidade petrolífera de Arafa, no Norte da cidade de Kirkuk, disse a polícia.
A explosão é outro golpe sobre a indústria petrolífera iraquiana, prejudicada por décadas de sanções e guerra. Os campos de extração do Norte, agrupados ao redor de Kirkuk, costumavam representar um terço da produção iraquiana de três milhões de barris por dia antes da invasão americana ao país.
Desde 2003, a produção caiu para cerca de dois milhões de barris por dia. A exportação por meio de um oleoduto que liga Kirkuk ao porto de Ceyhan, na Turquia, está no mínimo intermitente e a principal refinaria do Iraque, em Baiji, que processa o petróleo de Kirkuk, é alvo de rebeldes. Os oleodutos que partem dos campos de Kirkuk primeiro se dirigem para Baiji, ao Sul, e então seguem para Noroeste, em direção a Ceyhan e ao mercado internacional. O funcionário da North Oil Company disse que a ligação com a Turquia não foi afetada. (Reuters)