ASSINE
search button

Especialistas da ONU inspecionam local de ataque contra Gemayel

Compartilhar

Agência JB

BEIRUTE - Um grupo de especialistas da ONU as primeiras investigações no local onde, na terça-feira passada, foi assassinado o ministro da Indústria libanês, Pierre Gemayel, informou a 'Agência Nacional de Notícias' ("ANN"). Quatro investigadores da ONU foram ao bairro Jdeide, no Norte de Beirute, onde recolheram várias amostras, acrescentou a 'ANN'. As forças de segurança libanesa posicionaram um dispositivo de segurança ao redor do local onde ocorreu o assassinato, impedindo a aproximação de curiosos e jornalistas.

O carro do ministro Gemayel, de 34 anos, foi coberto por uma tela branca e cercado de blocos de cimento e arame farpado. O promotor belga Serge Brammertz, que preside a comissão internacional da ONU que investiga o assassinato do ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, visitou o local do crime no sábado.

Segundo o Conselho de Segurança da ONU, a comissão internacional fornecerá 'ajuda técnica' ao Governo libanês para que averigúe a onda de atentados que teve diferentes personalidades anti-Síria como alvo desde outubro de 2004.

Além de Hariri e Gemayel, nos últimos dois anos foram assassinados no Líbano os deputados Bassel Fleihan e Gebran Tueni, o político Georges Hawi e o jornalista Samir Kassir. Já os ministros de Telecomunicações e Defesa, Maruan Hamadé e Elias Murr, assim como a jornalista May Chidiac, ficaram gravemente feridos.