TALLINN - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, chegou nesta segunda-feira a Tallinn, capital da Estônia, onde realizará uma visita de menos de 24 horas para agradecer o incondicional apoio desta república báltica na guerra global contra o terrorismo. O avião de Bush, o Air Force One, aterrissou depois das 22h30 local (18h30 de Brasília) no aeroporto de Tallinn.
Trata-se da primeira visita oficial de um presidente dos Estados Unidos a este país, um dos aliados mais fiéis de Washington na guerra contra o terrorismo. A Estônia, que ingressou na Otan em março de 2004 e na União Européia (UE) em maio do mesmo ano, mantém 40 efetivos militares no Iraque e cerca de 130 no Afeganistão, uma contribuição pequena se comparada com a de outros países, mas significativa dadas as dimensões da nação e de sua força militar.
Ao contrário do que ocorre em outras partes da Europa, Bush se encontrará em Tallinn em território amigo e não será recebido com grandes protestos. Só está prevista uma pequena manifestação, convocada por um grupo de anarquistas para esta terça-feira e que, segundo as autoridades estonianas, não se prevê que tenha muitos seguidores nem que interrompa a agenda do presidente americano.