EFE
México - A atividade econômica no México cresceu 4,3% em setembro em relação ao mesmo mês de 2005, informou nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática (Inegi).
O crescimento no nono mês do ano, registrado no Indicador Global da Atividade Econômica (IGAE), foi resultado do dinamismo de dois dos três setores que o integram: serviços e industrial, apesar de que o agropecuário registrou uma queda.
Em setembro, o setor industrial cresceu 5% devido a avanços na construção (7,7%), eletricidade, gás e água (6,7%), manufatura (4,4%) e mineração (1,9%).
O setor de serviços teve um aumento de 4,6% em setembro, graças ao comportamento propício de comunicações, comércio, transporte e armazenagem, serviços financeiros, atividades imobiliárias e de aluguel e os serviços profissionais, principalmente.
O setor agropecuário caiu 3,9% devido a uma menor área semeada no ciclo primavera-verão, e da colheita que repercutiu na redução dos cultivos de vários grãos e frutas.
O IGAE incorpora informação preliminar e não inclui a totalidade das atividades que integram o Produto Interno Bruto (PIB), por isso que se considera um indicador de tendência a curto prazo.