AFP
MOSCOU (Rússia) - O líder da Al Qaeda no Cáucaso Norte, Abu Khavs, foi morto hoje durante uma operação especial no Daguestão, república que faz fronteira com a Chechênia, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, antigo KGB) da Rússia.
- Abu Khavs era o representante da Al Qaeda no Cáucaso Norte. Todos os atos terroristas perpetrados ultimamente na Chechênia foram organizados por ele em pessoa - disse Mikhail Merkulov, subchefe do FSB no Daguestão, citado pela agência oficial "Itar-Tass".
O funcionário do FSB disse que Abu Khavs, de origem jordaniana, chegou ao Daguestão procedente da Chechênia, com o propósito de preparar uma nova série de atentados.
Abu Khavs e outros quatro guerrilheiros foram mortos por volta das 5h (hora local), depois de terem sido localizados numa casa do centro da cidade de Khasaviurt, uma das tradicionais bases da guerrilha o Daguestão.
Um membro das forças especiais do FSB acabou levemente ferido na troca de tiros com os rebeldes, informou a agência "Interfax".
Durante a operação, que durou quatro horas, foram apreendidos quatro fuzis automáticos, várias dezenas de granadas de mão, lança-granadas e muita munição.
Em agosto, a Promotoria chechena ordenou a busca e a captura de Abu Khavs, após a confirmação de seu envolvimento em vários ataques contra efetivos do Ministério do Interior checheno e a guarda pessoal do presidente da Chechênia, Alu Alkhanov.
Segundo os serviços secretos russos, Abu Khavs assumiu a chefia da Al Qaeda no Cáucaso Norte depois que a Rússia eliminou, em 2002, o histórico líder árabe Khatab, conhecido como o "Bin Laden da Chechênia", e seus sucessores, Abu al-Valida, e Abu Khabib.
Nos últimos dois anos, o Daguestão, república banhada pelo Mar Cáspio que se caracteriza por sua ampla diversidade étnica, substituiu a vizinha Chechênia como alvo dos ataques da guerrilha e dos grupos de extremistas islâmicos.
Nos últimos quatro anos, mais de 200 policiais morreram no Daguestão em atentados e tiroteios, informou recentemente o ministro do Interior da Rússia, Rashid Nurgaliev.