Reuters
VATICANO - O papa Bento 16 disse neste domingo, dois antes de sua polêmica viagem à Turquia, que deseja que a visita demonstre sua "estimada e sincera amizade" em relação ao país e seu povo.
O pontífice pediu às milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro que reze pelo sucesso da viagem, que se tornou muito delicada por causa de seus comentários sobre o islã e de seu questionamento sobre a elegibilidade da Turquia para ser membro da União Européia.
- Começando de agora, quero mandar uma saudação cordial para o querido povo turco, rico em história e cultura. Para este povo e seus representantes, manifesto sentimentos de estima e amizade sincera - disse o Papa em seu discurso.
Ele afirmou que está esperando com "profunda emoção" pelo encontro com a pequena comunidade católica e com líderes da Igreja Ortodoxa no país de maioria muçulmana.
- Peço para que todos me acompanham com suas orações, para que esta era de peregrinação traga os frutos dos desejos de Deus - disse o Papa, que foi muito aplaudido pela multidão banhada pelo sol.
A visita de Bento 16 à Turquia, que começa na terça-feira, tornou-se polêmica após a reação muçulmana ao discurso que o Papa fez em setembro em uma universidade alemã.
Autoridades turcas, a exemplo da maior parte do mundo muçulmano, manifestaram irritação com os comentários em que o papa deu indícios de que acredita na natureza violenta e irracional do Islã.