ASSINE
search button

Líder democrata promete que fará investigações no Congresso

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - O presidente eleito do Comitê de Energia e Comércio da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, John Dingell, prometeu hoje que promoverá uma série de investigações que poderão colocar os republicanos e a Casa Branca contra a parede. Dingell afirmou em entrevista ao canal de televisão 'Fox News' que pedirá ao comitê que dirigirá a partir de janeiro que investigue questões como os contratos militares no Iraque.

Essa investigação pode incluir a Halliburton, o conglomerado petrolífero com sede no Texas que já foi presidido pelo agora vice-presidente dos EUA, Dick Cheney. Dingell quer também revisar o programa de assistência pública 'Medicare', já que, segundo ele, há 'muitos, muitos escândalos', embora não tenha dado detalhes. Já o legislador democrata Barney Frank, que liderará o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes e que também participou do programa de televisão, disse que dará prioridade a questões como o aumento do salário mínimo, a que os republicanos se opõem.

Frank, o primeiro membro do Congresso que admitiu ser homossexual, em 1987, disse também que quer revisar a política do Departamento de Defesa de demitir os que se dizem gays.

- Uma das coisas que quero enfrentar é a discriminação baseada na orientação sexual - disse o legislador.