ASSINE
search button

França: Ségolène Royal é homologada candidata do PS à Presidência

Compartilhar

EFE

PARIS - Ségolène Royal, a primeira mulher com chances reais de chegar à Presidência da França, foi hoje oficialmente homologada candidata do Partido Socialista (PS) nas eleições do ano que vem. O ato que oficializou a candidatura da presidente regional de Poitot-Charentes, de 53 anos, aconteceu em Paris, no começo de um congresso extraordinário do PS.

Royal, que parecia estar radiante e que vestia um terno claro com listras escuras, foi recebida por cerca de 1.500 delegados e personalidades socialistas com uma longa ovação e gritos de "Ségolène presidente'. Há 10 dias, após uma campanha inédita de seis semanas e com seis debates, três deles televisionados, Royal (60,65% dos votos) venceu dois concorrentes pesos-pesados nas primárias do PS, o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius (18,66%) e o ex-ministro da Economia Dominique Strauss-Kahn (20,69%).

Os resultados da votação foram solenemente lidos pelo número dois do PS, François Rebsamen, que, meses atrás, virou um entusiasta da candidatura da apóstola da 'ordem justa' e da 'democracia participativa' e, agora, desponta como diretor de campanha da candidata. Royal, que quer encarnar a 'renovação' política e cujo maior trunfo, segundo as pesquisas, é sua condição de mulher, prometeu uma campanha 'participativa' e 'descentralizada', em cuja primeira fase se dedicará 'a ouvir' os franceses.