EFE
ROMA - O líder da oposição conservadora na Itália, Silvio Berlusconi, desmaiou neste domingo, possivelmente devido a uma queda de pressão, enquanto discursava em Montecatini, no leste do país.
Apesar do mal-estar, o ex-primeiro-ministro italiano deixou o local sem nenhuma ajuda.
Enquanto discursava, Berlusconi fez gestos de que se sentia mal, o que fez seus seguranças e seu ex-médico pessoal, o prefeito de Catânia, Umberto Scapagnini, subirem ao palco imediatamente.
O porta-voz do ex-primeiro-ministro, Paolo Bonaiuti, disse que a indisposição de Berlusconi foi causada por "uma forte queda de pressão", mas que, em seguida, o líder opositor "se recuperou" e, agora, já "está melhor".
Num determinado momento do discurso, que era transmitido ao vivo por alguns canais de televisão, a voz de Berlusconi começou a fraquejar.
Logo depois de iniciar a frase "Agora, perdoai a emoção...", Berlusconi perdeu o equilíbrio, sendo logo sustentado por seus guarda-costas.
O líder da coalizão de centro-direita Casa das Liberdades será levado para sua casa em Arcore (noroeste) de helicóptero, confirmou seu porta-voz, que disse que "agora a situação é muito mais tranqüila".
Após o desmaio, Berlusconi foi conduzido para trás do palco, onde foi atendido pelos médicos. O ato do qual participava foi suspenso, e as pessoas presentes se aglomeraram na saída do ginásio de Montecatini para vê-lo ir embora.
O ex-subsecretário de Meio Ambiente Roberto Tortoli, que assistia ao discurso, disse que Berlusconi estava tomando antibióticos e que, quando chegou ao local do ato, "tinha dito que sentia calor e sede".
O primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, após saber da indisposição de Berlusconi, disse que está "muito preocupado com o ocorrido hoje":
-Tenho certeza que se tratou de um pequeno problema e lhe desejo uma rápida recuperação.