Agência Reuters
SRINAGAR (Caxemira) - Quatro soldados indianos e dois supostos militantes islâmicos foram mortos no sábado em uma intensa disputa armada na Caxemira, informou um porta-voz do Exército. A troca de fogo entre os militantes e os soldados indianos começou no fim da sexta-feira e continuou na região de Shopian, a 55 quilômetros ao sul de Srinagar.
- O exército foi para um esconderijo e pediu para os militantes se renderem. Os militantes abriram fogo, o que resultou no combate - disse o tenente coronel A. K. Mathur.
Uma revolta separatista contra o regime indiano matou mais de 45 mil pessoas desde 1989 na Caxemira. Mas autoridades dizem que a violência envolvendo militantes e as forças de segurança indianas diminuiu na região do Himalaia desde que a Índia e o Paquistão iniciaram um processo de paz em 2004.
Em um outro incidente, o exército indiano informou que 20 supostos militantes haviam se rendido às autoridades no distrito de Baramulla, no norte da Caxemira. Um comunicado do Exército disse que as guerrilhas separatistas - apoiadas, segundo a Índia, por grupos militantes - estavam desiludidas pela discriminação.