Reuters
WASHINGTON - Os democratas prometeram no sábado ajudar a "criar uma nova direção" na guerra do Iraque quando assumirem o controle do Congresso dos Estados Unidos, atualmente nas mãos dos republicanos.
Eles também indicaram uma limpeza no Congresso, abalado por escândalos, aumentar o salário mínimo federal pela primeira vez em uma década e enfrentar questões como o crescente custo de educação, saúde e energia.
Hoyer afirmou que o partido não vai se isolar dos republicanos, pois o objetivo é ajudar todos os americanos.
- Há mais de 40 anos, o nosso 35°presidente - John F. Kennedy - talvez tenha dito da melhor forma: "Não vamos procurar a resposta republicana ou a resposta democrata, mas a resposta certa. Não vamos pôr a culpa no passado. Vamos aceitar a nossa própria responsabilidade pelo futuro" - disse.
Os democratas obtiveram o controle da Câmara e do Senado nas eleições de 7 de novembro, em que os eleitores sinalizaram que querem mudanças, em particular no Iraque - país que deu mais um passo na direção da guerra civil esta semana, com a explosão de bombas que mataram 202 pessoas.
Os democratas prometeram pressionar pela retirada gradual dos soldados americanos do Iraque. a partir de alguns meses. Bush é contra qualquer cronograma, mas concordou em estudar uma nova abordagem.