ASSINE
search button

Calendário do processo de paz atrasado no Nepal

Compartilhar

Agência EFE

KATMANDU (Nepal) - A missão da ONU em Katmandu avisou hoje que os guerrilheiros recrutados pelos maoístas depois da assinatura do acordo de paz não serão aceitos nos acampamentos que acolherão os ex-combatentes, ao passo que o calendário do processo de paz atrasa cada vez mais, informou a agência de notícias 'PTI'.

O secretário-geral das Nações Unidas no Nepal, Ian Martin, declarou horas antes de voar para Nova York que também não serão admitidos nos barracões os guerrilheiros menores de 18 anos, e que essa norma também valerá para o Exército nepalês.

Em Nova York, Martin, que informará o secretário-geral da ONU do processo de paz no Nepal, assegurou que somente os maoístas recrutados antes de 25 de maio poderão participar do programa de acantonamento de tropas.

Por outro lado, o calendário firmado pelo governo, pelos maoístas e pelas demais forças políticas do país se atrasa devido aos problemas técnicos e a diferenças políticas que surgem no processo de paz.

As negociações entre rebeldes e governo começaram depois que, em abril, uma revolta popular apoiada pelos maoístas e na qual morreram 19 pessoas obrigou o rei Gyanendra a renunciar a seus poderes absolutos e a restaurar o Parlamento.

Os maoístas do Nepal lutavam desde 1996 para derrubar a monarquia de Katmandu e impor um regime comunista. Este conflito matou 13 mil pessoas em dez anos.