ASSINE
search button

Pinochet vai completar 91 anos cercado por processos

Compartilhar

SANTIAGO - O ex-ditador Augusto Pinochet completa 91 anos no sábado. A comemoração será ao lado de familiares e amigos. Pinochet chega a essa idade cercado por vários processos judiciais em meio a acusações de crimes econômicos e violações dos direitos humanos.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando a festa foi cancelada e o ex-ditador apagou as velas de seu bolo em uma reunião privativa, porque estava em prisão domiciliar, Pinochet está agora em liberdade e poderá receber em sua mansão, em Santiago, os cumprimentos de seu círculo cada vez menor de simpatizantes.

- Pinochet está mais solitário do que antes, mas ainda há pessoas que o apóiam. Esse apoio, porém, não se expressa publicamente - afirmou Guillermo Holzmann, diretor do Instituto de Ciências Políticas da Universidade do Chile.

A intrincada história judicial do ex-ditador nos últimos anos, marcada pela descoberta de contas secretas no exterior com cerca de US$ 27 milhões e mais casos de violação dos direitos humanos, fez com que antigos aliados dele deixassem de visitá-lo como antes.

- Pinochet vai celebrar seu aniversário imerso na pior situação judicial de sua vida, e isso em virtude do grande número de casos iniciados contra ele e apesar de não ter havido qualquer condenação, por enquanto - disse Holzmann.

Durante a ditadura comandada pelo general, cerca de três mil pessoas foram mortas ou desapareceram, enquanto outras 28 mil foram vítimas de tortura, entre as quais a atual presidente chilena, Michelle Bachelet. (Reuters)