EFE
LA PAZ - O presidente da Bolívia, Evo Morales, confirmou nesta sexta-feira que viajará este sábado para a Holanda, Nigéria e Cuba, apesar da oposição ter bloqueado na quinta-feira uma sessão do Congresso para discutir a autorização de sua viagem.
Para não transgredir a norma constitucional que lhe proíbe deixar a Bolívia por mais de cinco dias consecutivos sem autorização parlamentar, Morales voltará a La Paz na terça-feira 28 de novembro, após sua visita à Holanda, para depois retomar seu périplo.
O governante explicou que a conseqüência do bloqueio opositor no Congresso deverá encurtar sua agenda de encontros e reuniões na Holanda, Nigéria e Cuba, para cumprir com a Constituição.
A viagem de Morales começará no domingo na Holanda, onde se reunirá com a rainha Beatrix, líderes políticos e a princesa Máxima Zorreguieta, nascida na Argentina.
Na terça-feira voltará a La Paz por poucas horas e depois partirá para a Nigéria para assistir à Cúpula África-América do Sul, que será realizada na quarta e quinta-feira próximos em Abuja.
Dali viajará para Cuba para participar da celebração do aniversário de 80 anos de seu colega, amigo e aliado político Fidel Castro, programada para o sábado 2 de dezembro em Havana.