ASSINE
search button

Annan condena ataques no Iraque

Compartilhar

NAÇÕES UNIDAS - O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, condenou energicamente a recente onda de ataques terroristas no Iraque, particularmente em Cidade de Sadr, Bagdá e Tal Afar, cujos objetivos são fomentar o sectarismo e desestabilizar o país. Em comunicado, Annan expressou pesar pela 'onda de atentados que causou a morte ou feriu centenas de civis inocentes e que suscitou uma série de ataques em represália'.

Após condenar estes 'atos atrozes', o diplomata ressaltou que os mesmos 'não podem ser justificados por nenhuma causa' e têm "claramente o propósito de fomentar lutas internas sectárias e minar ainda mais a estabilidade e a união nacional no país'.

Annan pediu ao povo iraquiano que preste 'atenção aos chamados dos líderes políticos e religiosos de todas as facções e confissões, que pedem calma e moderação' como forma 'de evitar uma maior escalada da situação', e que 'inicie um diálogo nacional que aborde as necessidades e as aspirações de todos'.

Um dia depois dos atentados em Cidade de Sadr, onde 203 pessoas morreram, o Iraque voltou a sofrer outra investida terrorista. Na cidade de Tal Afar, dois suicidas mataram 22 pessoas e feriram outras 26.