Agência JB
RUDA SLASKA (Polônia) - Vinte e três mineiros morreram após explosão de gás em uma mina no sul da Polônia, na manhã desta quinta-feira. Esse é o pior desastre da mineração polonesa desde os anos 1970.
O presidente Lech Kaczynski, que visitou a mina de carvão durante as operações de resgate, disse que três dias de luto nacional começariam imediatamente.
A equipe de resgate trabalhou por duas noites seguidas em uma busca desesperada pelos homens, a maioria dos quais havia descido à mina, na cidade de Ruda Slaska há cerca de 300 quilômetros a sudoeste de Varsóvia, para recuperar maquinaria.
- Fomos procurar nossos amigos que podiam estar vivos, que trabalharam aqui conosco, mas desde o começo nossa esperança de achar alguém com vida era quase inexistente, disse a repórteres e a familiares das vítimas o líder das operações, Jan Gaura.
- Com uma explosão de metano como essa, não acho que eles tivessem chance, declarou.
Kaczynski disse a repórteres que haverá um inquérito público sobre a causa do desastre e afirmou que havia sinais de que alguns mineradores não tinham a experiência nem a qualificação necessária.
Zbigniew Madej, porta-voz da Kompania Weglowa, a empresa estatal de carvão da Polônia, disse que os corpos de todos os 23 homens tinham sido achados. - Tudo indica que eles morreram no momento da explosão, declarou