ASSINE
search button

Ucrânia comemora segundo aniversário da 'Revolução Laranja'

Compartilhar

AFP

KIEV - Milhares de pessoas se reuniram nesta quarta-feira na Praça da Independência de Kiev para comemorar, sem muito estardalhaço, o segundo aniversário da chamada Revolução Laranja, que levou ao poder o pró-Ocidente Viktor Yushenko.

A multidão, que há dois anos tomou as ruas, foi mais discreta agora, com um número pouco significativo de manifestantes usando cachecóis ou carregando faixas e bandeiras de cor laranja (símbolo da campanha presidencial de Yushenko e da Revolução ucraniana). E, ao contrário do ano passado, desta vez, sequer houve comemoração oficial.

Os antigos "soldados" da Revolução discutiam política em pequenos grupos, lembrando dos acontecimentos de final de 2004 na Praça (Maidan), onde milhares de pessoas defendiam Yushenko, candidato da oposição.

Naquele momento, todos se manifestavam contra a "vitória" de seu rival pró-russo Viktor Yanukovich, que acabou sendo anulada por ter sido considerada fraudulenta.

Yushenko, cuja popularidade despencou desde sua chegada ao poder em janeiro de 2005, e aquela que foi sua aliada laranja Yulia Timochenko ignoraram a concentração em Maidan.

Yulia, agora na oposição ao governo, está em Bruxelas e disse que a viagem, sua ausência e a data são apenas simples coincidências.

Yushenko preferiu oferecer uma recepção a políticos ucranianos e fez um discurso em rede nacional, no qual reconheceu a decepção da população e prometeu firmeza nas reformas.