ASSINE
search button

Oposição bloqueará viagem de Morales à Cuba, Holanda, Nigéria

Compartilhar

EFE

LA PAZ - Porta-vozes das principais forças de oposição da Bolívia anunciaram hoje que tentarão obstruir no Congresso a aprovação da viagem que o presidente Evo Morales planeja realizar por Holanda, Nigéria e Cuba, a partir do próximo sábado.

A viagem de sete dias foi anunciada hoje pelo ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca, numa entrevista coletiva.

Amanhã, acontecerá uma sessão no Congresso, na qual será votadaa autorização constitucional necessária.

Na Holanda, Morales se reunirá com autoridades e empresários; na Nigéria, participará da Cúpula África-América do Sul; e, em Cuba, assistirá às comemorações do 80ª aniversário de seu colega Fidel Castro.

A decisão de obstruir a autorização para a viagem foi anunciada por parlamentares da aliança conservadora Poder Democrático e Social (Podemos), do partido direitista Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR) e da força centrista União Nacional (UN).

Segundo a lei boliviana, o governante precisa da autorização do Congresso para se ausentar do país por mais de cinco dias.

A idéia dos opositores é impedir que os 157 legisladore estejam presentes na sessão de amanhã.

Embora o governista Movimento Ao Socialismo (MAS) tenha 84 cadeiras, cinco a mais que a simples maioria (79) necessária para a aprovação da viagem presidencial, a obstrução acontecerá no momento da instalação da sessão do Congresso.

De acordo com as normas do legislativo boliviano, uma sessão só pode começar se cada câmara tiver pelo menos a maioria de seus componentes, o que não será possível no Senado, no qual a oposição tem maioria.