WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, se reunirão em Amã para discutir um único assunto: meios para interromper a onda de violência do Iraque, que chegou a um nível recorde desde o início da guerra. A reunião durará dois dias - quarta e quinta da semana que vem - na capital da Jordânia, e será a primeira entre os dois governantes desde que Bush prometeu aceitar idéias e conselhos para adotar uma nova abordagem em sua estratégia no Iraque após seu partido ser derrotado nas eleições legislativas de 7 de novembro.
- Concentraremos as conversas nos atuais acontecimentos no Iraque, nos progressos obtidos até agora nas deliberações do comitê conjunto de alto nível sobre a transferência de segurança e de responsabilidades e no papel da região no apoio ao Iraque - diz a declaração conjunta emitida pelos dois presidentes.
Ambos são cada vez mais pressionados para que combatam a onda de violência que, segundo um relatório da ONU, chegou a níveis que não tinham sido vistos desde o início do conflito, há mais de 40 meses.