ASSINE
search button

Basra pode ser entregue ao Iraque no início de 2007

Compartilhar

LONDRES - A governo britânico disse nesta quarta-feira que pode devolver o controle sobre a segurança da Província de Basra ao Iraque no começo do ano que vem. É a primeira vez que o país estabelece uma data para a redução de sua presença na área, essencial para uma retirada total do Iraque.

- O progresso de nossa atual operação em Basra nos dá confiança de que podemos conseguir realizar a transição naquela Província em algum momento da próxima primavera (do hemisfério Norte) - disse a secretária das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, Margaret Beckett, ao Parlamento.

A Grã-Bretanha é a maior aliada dos Estados Unidos na guerra do Iraque. Uma autoridade americana disse no mês passado que a Grã-Bretanha pretendia retirar suas tropas do Iraque em até 12 meses para concentrar suas forças no Afeganistão, onde seus soldados estão enfrentando uma resistência cada vez maior do revitalizado Talibã.

Também há uma crescente insatisfação popular na Grã-Bretanha e nos EUA com a guerra no Iraque. O presidente americano, George W. Bush, está repensando sua estratégia em relação ao país depois da derrota que seu partido sofreu nas eleições deste mês, quando os democratas retomaram o controle do Congresso dos EUA.

A Grã-Bretanha mantém 7.200 soldados no Sul do Iraque, principalmente na região de Basra. A cidade, que é a segunda maior do país, continua sendo perigosa, por causa do confronto entre facções xiitas.

Os britânicos já entregaram aos iraquianos a autoridade sobre duas das quatro Províncias do Sul, Muthanna e Dhi Qar. (Reuters)