ASSINE
search button

Sobem para três os palestinos mortos por fogo israelense

Compartilhar

EFE

GAZA - O número de palestinos mortos hoje na Faixa de Gaza por fogo israelense subiu para três, depois que um jovem perdeu a vida por causa de ferimentos sofridos horas antes, informaram fontes médicas palestinas.

O morto, de cerca de 20 anos, foi gravemente ferido por tiros de soldados israelenses no norte da Faixa de Gaza, acrescentaram as fontes.

Durante a madrugada, forças israelenses já haviam matado um líder local do braço armado do Hamas numa incursão na Faixa de Gaza. Na operação, também morreu uma mulher de 70 anos.

Fontes do movimento islâmico identificaram o miliciano como Wael Hassanin, de 26 anos, bastante conhecido nas Brigadas de Ezzedine Al-Qassam, o braço armado do Hamas.

Segundo informações, forças israelenses entraram no bairro Zeitoun, em Gaza, para capturar Hassanin, que morreu no combate com as tropas de Israel.

Testemunhas disseram que cerca de 30 tanques e veículos blindados entraram no bairro, na maior incursão das forças israelenses na cidade desde junho.

Mais tarde, fontes hospitalares informaram que uma mulher de 70 anos que tinha ficado ferida nos tiroteios havia morrido pouco depois.

O Exército israelense confirmou a operação, que, segundo um de seus porta-vozes, tinha como objetivo frear o lançamento de foguetes Qassam contra o território de Israel.

Segundo o porta-voz, da operação participaram forças especiais que habitualmente atuam disfarçadas de árabes e o Corpo de Blindados.

Na Cisjordânia, um adolescente de 15 anos foi morto por tiros de soldados israelenses ao norte da cidade de Jericó quando foi visto pelas tropas com uma arma, que, descobriu-se depois, era de brinquedo.

O Exército israelense disse que o adolescente tinha nacionalidade jordaniana e havia cumprido seis meses de prisão por uma tentativa fracassada de apunhalamento.

Além disso, um israelense ficou gravemente ferido e outro sofreu lesões leves num ataque palestino com foguetes Qassam lançado da Faixa de Gaza contra a cidade israelense de Sderot.

Fontes palestinas em Gaza também disseram que aviões da Força Aérea israelense lançaram um ataque contra a localidade de Beit Hanun, onde 15 pessoas foram feridas.

O Exército israelense negou qualquer implicação neste incidente e afirma não ter notícias de atividades na região.