AFP
LOS ANGELES - A Nasa não consegue estabelecer contato, desde o início do mês, com a sonda Mars Global Surveyor, em órbita há nove anos e que tirou 240.000 fotos do Planeta Vermelho, anunciaram nesta terça-feira responsáveis da agência espacial americana.
A sonda está silenciosa desde 2 de novembro, disseram as autoridades do Jet Propulsion Laboratory (JPL), braço da Nasa localizado em Pasadena (Califórnia, oeste) e onde fica o centro do controle desta missão.
Os cientistas presumem que um painel solar não está funcionando, o que impede a transmissão de informação para a Terra.
- Sendo realistas, passamos em revista todas as possibilidades de restabelecer a comunicação e temos de considerar o fato de que é provável que o formidável objeto de observações científicas da Mars Global Surveyor se danificou - Admitiu Fuk Li, responsável pelo programa de exploração de Marte no JPL.
A Mars Global Surveyor foi lançada em 7 de novembro de 1996 e entrou na órbita de Marte em 11 de setembro de 1997. Desde então, fez um mapa do planeta em 1999, em uma missão que estava prevista para durar apenas dois anos, mas sua surpreendente confiabilidade levou a Nasa a ampliar sua duração quatro vezes.