EFE
DAMASCO - O Hamas não abandonará os firmes princípios com os quais ganhou as eleições, disse hoje o ministro de Assuntos Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e membro do grupo, Mahmoud Zahar, ao destacar que a formação de um Governo de união nacional ainda demorará vários dias.
Zahar se expressou assim em Damasco, onde se reuniu com o vice-presidente sírio, Farouk al Shara.
- Há quem queira difundir a idéia de que o próximo Governo palestino vai aceitar as condições do Quarteto de Madri (EUA, Rússia, ONU e UE), ou seja, o reconhecimento de Israel, o abandono da resistência e o respeito aos acordos anteriores aos quais Israel e EUA nunca se submeteram - disse Zahar.
No entanto, acrescentou, embora 'demos boas-vindas a qualquer convite dentro de um contexto de ajuda que facilite o trabalho de formação de um novo Governo, a postura do Hamas e os firmes princípios com os quais se apresentou às eleições não mudaram'.
Zahar disse ainda que serão necessários vários dias de conversas com o Fatah para que sejam estudadas as novas propostas que 'ficaram sem resposta'.
Segundo um comunicado oficial, o vice-presidente sírio, por sua vez, insistiu na necessidade de ser negociado um acordo nacional entre as facções palestinas sobre a base dos princípios nacionais palestinos.