EFE
LIMA - Um total de vinte túmulos de membros da nobreza da cultura pré-colombiana de Sicán foram descobertos no último sábado, no interior de uma pirâmide do Santuário Histórico Bosque de Pomac, no departamento peruano de Lambayeque (norte), publicou hoje o jornal 'El Comercio'.
Também foram encontradas no Bosque de Pomac - que possui o maior complexo de pirâmides do Peru e o mais numeroso da América do Sul - uma dúzia de facas cerimoniais, máscaras e objetos de cerâmica, entre outros artigos que datam de mais de mil anos atrás.
O peruano Carlos Elera, que junto com o japonês Izumi Shimada dirige a equipe responsável pela descoberta, disse que o corpo de um suposto governante foi enterrado embaixo do terraço da pirâmide, e olhando para o leste do complexo arqueológico.
É nesse ponto cardeal que fica o centro religioso La Huaca de Oro, onde os especialistas supõem que esteja enterrado o cadáver de alguém de hierarquia mais alta, possivelmente o principal antepassado dos nobres de Sicán.
- Parece que o chefe da linhagem e seus parentes próximos eram sepultados em terrenos preparados para fins funerários - disse Elera, indicando ainda que a pirâmide tem um significado especial, pois sua concepção arquitetônica responde a um programa funerário.
Além disso, o também diretor do Museu Nacional de Sicán destacou a descoberta de uma faca cerimonial de 35 centímetros de comprimento, com uma imagem do deus Sicán, ou Naylamp, sentado, que parece uma outra, saqueada do Bosque de Pomac há 70 anos.
Os resultados completos das escavações em Pomac - a floresta mais antiga do mundo - serão divulgados em um ano. Em 2008, uma exposição deve ser organizada no Museu Nacional de Ciências do Japão.
A cultura Sicán, que na antiga língua nativa Muchik significa "casa ou templo da Lua', existiu entre os anos 750 e 1100, e teve uma grande influência no litoral norte peruano e nos andes centrais do país.
Acredita-se que Sicán tenha sido o nome de uma cidade ou de um grupo de templos antigos ou huacas (centros cerimoniais), situados no que hoje é o Santuário Histórico de Pomac, onde foram descobertas, até o momento, cerca de 30 pirâmides.
Os túmulos de Sicán foram descobertos em 1994, graças a uma prospecção feita por um radar de penetração de solos.