ASSINE
search button

Americanos preferem George Bush pai a seu filho

Compartilhar

EFE

WASHINGTON - Apenas um em cada quatro americanos considera o desempenho do atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, melhor que o de seu pai, George Bush, segundo uma pesquisa divulgada hoje pela rede de televisão 'CNN'.

A pesquisa, realizada pela empresa Opinion Research Corporation, consultou 1.025 cidadãos adultos no último fim de semana, e evidencia a grande queda de popularidade do atual presidente, que teve a aprovação de 38% dos entrevistados, e foi rejeitado por 59% deles.

Paralelamente à queda da popularidade de George W. Bush, aumenta o reconhecimento do trabalho de seu pai - que governou o país entre 1989 e 1993 -, que foi, para 61% da população, melhor governante que seu filho. Recentemente, vários dos nomes da 'velha-guarda' de Bush pai reapareceram na cena política, a pedido do atual presidente.

Robert Gates, que dirigiu a CIA no Governo de Bush pai, foi indicado para o posto de secretário de Defesa.

O ex-secretário de Estado e braço direito de Bush pai James Baker foi colocado à frente do Grupo de Estudos sobre o Iraque, uma comissão bipartidária e independente encarregada de propor uma estratégia para os EUA no país árabe. Segundo a pesquisa, os americanos confiam mais nos legisladores democratas do que no presidente em questões que foram o principal apoio de George W. Bush ao longo de sua Presidência, como os impostos, a política externa e o déficit federal.

Bush tem uma mínima vantagem apenas na luta contra o terrorismo. Neste quesito, 46% dos entrevistados confiam no presidente, e 45% na maioria democrata no Congresso, eleita há duas semanas.