Videos: Forte terremoto deixa mais de 500 vítimas na Síria e Turquia
Leia atualizações da notícia abaixo do texto original.
Um terremoto de magnitude 7,8 ocorreu na região central da Turquia, a noroeste da cidade de Gaziantep, informou o Centro Sismológico Europeu-Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês), nesse domingo (5).
Segundo informações de autoridades turcas, até 0h50 desta segunda-feira (6), pelo menos 76 pessoas morreram em decorrência do desastre natural. Outras 440 ficaram feridas.
Países fronteiriços também registraram mortes devido ao terremoto. Os números, no entanto, ainda não são exatos, embora já ultrapassem dezenas nas contagens esparsas de autoridades.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de cerca de dez quilômetros.
Inicialmente, o EMSC disse que a magnitude correspondia a 7,5 na escala Richter. Minutos depois, o dado foi revisado para 7,8.
[AGORA: Forte terremoto de magnitude 7,8 atinge o sul da Turquia, ferindo várias pessoas; mortes múltiplas são esperadas.]
Segundo o canal turco NTV, a cidade de Kahramanmaras, na região mediterrânea do país, já tem sinais de destruição. Até cerca de 23h30 desse domingo (5), os tremores seguiam acontecendo.
Por volta das 23h15 desse domingo (5), um usuário do Twitter alegou estar sob escombros e pediu ajuda por meio da rede social.
[Terremoto na Turquia. Estou debaixo dos escombros, por favor, preciso de ajuda.]
O epicentro foi localizado a cerca de 27 quilômetros a noroeste da cidade de Gaziantep, capital da província turca de Gaziantep, informou a EMSC.
A cidade tem uma população de mais de um milhão de pessoas.
Moradores da capital do Líbano, Beirute, disseram à Sputnik que sentiram o terremoto durante a noite.
O jornal Al-Watan informou que fortes tremores foram sentidos por moradores de Damasco e Latakia, na Síria.
[Mais de 500 mortos após um poderoso terremoto de magnitude 7,8 atingir a Turquia e a Síria. Chocante. Muitas baixas são temidas.]
Minutos depois, vários edifícios residenciais desabaram nos subúrbios de Latakia, na Síria, devido ao forte terremoto.
"Como resultado do terremoto nos subúrbios de Latakia, um prédio desabou, vários outros sofreram danos visíveis. Moradores da cidade e de alguns assentamentos próximos saíram às ruas, temendo que suas casas desabassem devido aos tremores", disse uma fonte.
Além disso, vários edifícios desabaram em partes da cidade de Aleppo, no norte da Síria, informou o canal de TV sírio Suriya.
O ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, disse que o nível de alerta máximo foi emitido no país devido aos terremotos que afetaram várias regiões. (com agência Sputnik Brasil)
_______
ATUALIZAÇÃO DA NOTÍCIA 8H58
Subiu para mais de 1,5 mil o número de mortos no terremoto desta segunda-feira (6) na Turquia e na Síria.
Até o momento, autoridades confirmam 912 vítimas na Turquia, 371 nas áreas da Síria controladas pelo governo e 221 nas zonas sob domínio de rebeldes, totalizando 1.504 mortos. (com Ansa).
______
ATUALIZAÇÃO DA NOTÍCIA 10H14
Subiu para cerca de 1,8 mil o número de mortos no terremoto desta segunda-feira (6) na Turquia e na Síria.
De acordo com a agência de notícias oficial Sana, que cita o Ministério da Saúde do regime de Bashar al-Assad, pelo menos 403 pessoas morreram e 1.284 ficaram feridas nas regiões do país sob controle do governo.
Já o grupo de socorros dos "Capacetes Brancos" contabiliza 380 vítimas e mais de mil feridos nas zonas sob domínio da oposição. Contando com os 1.014 registrados na Turquia, o número total de mortos no terremoto chega a 1.797. (com Ansa)
_______
ATUALIZAÇÃO DA NOTÍCIA 11H50
Subiu para mais de 2,3 mil o número de mortos no terremoto desta segunda-feira (6) na Turquia e na Síria.
Até o momento, já foram confirmadas cerca de 1,5 mil vítimas e 7,6 mil feridos em solo turco, além de 810 mortes e 1,3 mil feridos em território sírio. (com Ansa)
_______
ATUALIZAÇÃO DA NOTÍCIA 19h13
Pelo menos 1.444 pessoas morreram em toda a Síria após o devastador terremoto que teve epicentro no sudoeste da Turquia. O anúncio foi feito pelo governo e pelos socorristas.
Nas áreas controladas pelo governo, o número subiu para "1.431 feridos e 711 mortos nas províncias de Aleppo, Latakia, Hama, Tartus", declarou o Ministério da Saúde sírio.
Já nas partes controladas pelos rebeldes, no noroeste do país, 733 pessoas foram mortas e mais de 2,1 mil ficaram feridas. O novo número eleva o total de mortes em ambos os países para pelo menos 3.760, depois que a Turquia revisou seu número para 2.316.
(com Ansa)