MUNDO
Ex-Papa Bento XVI morre aos 95 anos
Por JB INTERNACIONAL
[email protected]
Publicado em 31/12/2022 às 07:11
Alterado em 31/12/2022 às 07:42

O ex- papa Bento XVI , que em 2013 se tornou o primeiro pontífice em 600 anos a renunciar, morreu neste sábado (31) aos 95 anos no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano, onde viveu desde sua renúncia, disse um porta-voz da Santa Sé.
"Com pesar, informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível", disse o porta-voz em um comunicado por escrito.
O Vaticano disse que seu corpo será velado a partir de segunda-feira na Basílica de São Pedro. O Vaticano tem rituais minuciosamente elaborados para o que acontece depois que um papa reinante morre, mas nenhum conhecido publicamente para um ex-papa.
No início desta semana, o Papa Francisco divulgou durante sua audiência geral semanal que seu antecessor estava "muito doente" e pediu que as pessoas orassem por ele.
Por quase 25 anos, como cardeal Joseph Ratzinger, Bento foi o poderoso chefe do escritório doutrinário do Vaticano, então conhecido como Congregação para a Doutrina da Fé (CDF). (com Reuters)