MUNDO

Polônia nega ingresso de delegação russa em reunião da OSCE

...

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 18/11/2022 às 16:23

Alterado em 18/11/2022 às 16:23

Delegação da OSCE durante encontro em julho Foto: Epa

O governo da Polônia negou a entrada de uma delegação da Rússia em seu território para participar de uma reunião da Organização para a Segurança e Cooperação da Europa (OSCE) no início de dezembro em Lodz.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (18) por fontes ministeriais de Varsóvia.

A Polônia e os três países bálticos - Estônia, Letônia e Lituânia - já haviam anunciado em setembro que restringiriam o acesso de cidadãos russos nos seus territórios depois que o regime de Vladimir Putin invadiu a Ucrânia.

Além disso, o veto é anunciado poucos dias após mísseis supostamente russos atingirem a Polônia. O governo ucraniano acusa Moscou de disparar os foguetes, mas o regime de Putin nega. Países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) apontam que os projéteis podem ter sido disparados pela Ucrânia para tentar interceptar um grande ataque que ocorria na ocasião.

A cúpula, que reunirá os ministros das Relações Exteriores da OSCE, organização de 57 países, incluindo a Ucrânia, está marcada para acontecer entre os dias 1º e 2 de dezembro na cidade polonesa de Lodz. (com agência Ansa)

Tags: