MUNDO
Embaixador da Copa do Catar diz que homossexualidade é 'dano psíquico'
Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]
Publicado em 08/11/2022 às 09:17

Faltando poucos dias para o início da Copa do Mundo de 2022, o embaixador do megaevento esportivo, Khalid Salman, descreveu a homossexualidade como um "dano psíquico".
O comentário de Salman foi feito durante uma entrevista à emissora de televisão alemã ZDF. Alguns trechos da conversa foram antecipados pela imprensa local, mas ela será transmitida por completa nesta terça-feira (8), como parte de um documentário chamado "Secret Qatar".
"Durante a Copa do Mundo, muitas coisas vão chegar ao nosso país. Vamos falar de homossexuais. O mais importante é que todos aceitarão que venham ao nosso país, mas terão que aceitar nossas regras", comentou o embaixador.
Em sua perspectiva, a homossexualidade "é um dano psíquico", mas a entrevista foi imediatamente interrompida pelo porta-voz do comitê organizador do Mundial.
A decisão de organizar a Copa do Mundo em um país onde a homossexualidade pode ser punida com a morte, foi muito criticada por grupos LGBTQIA+. As ações do Catar passaram a ser acompanhadas com mais rigor ás vésperas da competição da Fifa.
Em um relatório publicado no último mês, a ONG Human Rights Watch (HRW) denunciou que a polícia do país do Golfo prendeu e cometeu abusos recentemente contra pessoas da comunidade. (com agência Ansa)