MUNDO
Biden vê risco de 'armagedom' nuclear e diz que Putin 'não está brincando'
Por JORNAL DO BRASIL com Folhapress e AFP
Publicado em 07/10/2022 às 08:19

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nessa quinta-feira (6) que o mundo está sob ameaça de um "armagedom" nuclear pela primeira vez desde a Guerra Fria. "Não enfrentamos um possível armagedon desde [Jonh] Kennedy e a crise dos mísseis [de Cuba em 1962]", disse Biden em um evento de arrecadação de fundos do Partido Democrata em Nova York.
O presidente russo, Vladimir Putin, "não está brincando" quando ameaça usar armas nucleares para continuar a Guerra da Ucrânia, segundo o presidente americano.
Falando a apoiadores na casa de James Murdoch, filho do magnata da mídia Rupert Murdoch, em Manhattan, Biden fez referência ao desafio nuclear que a então União Soviética iniciou ao instalar mísseis em Cuba.
Analistas acreditam que ataques russos com armas nucleares táticas na Ucrânia são possíveis, e Biden afirmou que mesmo uma ação do tipo pode desencadear um conflito maior. "Temos lá um sujeito que conheço muito bem", disse o americano, referindo-se a Putin. "Ele não está brincando quando fala sobre o uso potencial de armas nucleares táticas, armas químicas ou biológicas, porque seu Exército é, digamos, significativamente menos capaz."
Ele ponderou, porém, que não vê a possibilidade de uso simples de uma arma como essas "sem resultar em um Armagedon". "Estou tentando descobrir qual é a saída de Putin."